Passos para registrar a sua imobiliária

Assim como é necessário ter o seu registro no CRECI para exercer a profissão de corretor de imóveis, sua empresa também precisa estar formalizada. Por isso, a formalização do seu negócio é o primeiro passo para você iniciar as atividades imobiliárias. 

Há uma série de documentos, registros e alvarás municipais e estaduais que são necessários para abrir a sua imobiliária legalmente, mas para ajudar nesse processo, reunimos os principais documentos necessários para registrar a sua imobiliária.

registrar imobiliaria 1.jpeg

Converse com um contador

Para registrar a sua imobiliária e dar entrada no processo, é necessário contratar um contador ou escritório de contabilidade. O contador irá te auxiliar com o processo de abertura e registro da sua imobiliária, emitir os documentos exigidos pelos órgão públicos, e fornecer todo o apoio e as orientações necessárias para iniciar a sua imobiliária.

Além disso, a contabilidade será importante também para manter as exigências fiscais e tributárias mensalmente, após a regularização da sua imobiliária.

Elabore o contrato social

O contrato social é o documento que contém o nome da imobiliária, o endereço, os sócios, a participação de capital dos sócios, as atividades da imobiliária (CNAEs) e o regime jurídico. Além disso, define a função de cada sócio e o acordo firmado entre eles.

No Brasil, toda empresa necessita de um contrato social para poder se registrar nos órgãos públicos, digamos que é a certidão de nascimento da sua empresa.

Registro na junta comercial

O próximo passo é juntar a documentação necessária e protocolar o contrato social na Junta Comercial. A documentação necessária depende do Estado e cidade, pois existem diferenças de uma Prefeitura para outra, além de exigências específicas para cada atividade comercial, mas o seu contador irá auxiliar neste processo.

Com o contrato social protocolado, você vai receber o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que é o cadastro da sua empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal.

Alvará de localização e funcionamento

O alvará é a autorização final que permite você abrir as portas da sua imobiliária. Ou seja, é um documento concedido pela Prefeitura, que autoriza a empresa a exercer as suas atividades.

CRECI Jurídico

Com a empresa regularizada, agora é necessário registrar a sua imobiliária no CRECI e obter o CRECI Jurídico. 

Para solicitar o CRECI Jurídico é necessário que você tenha o registro pessoal no CRECI do estado de atuação. A documentação necessária para registrar a sua imobiliária, pode ser consultada no site do COFECI - CRECI.

registrar imobiliaria 2.jpeg

Com a formalização do seu negócio você poderá iniciar as atividades, e será necessário fazer a gestão dos imóveis, contratos e financeiro. Por isso, você precisará de um sistema para imobiliária, como o Cim Imob, para ajudar na gestão do seu negócio. Que tal começar o seu negócio com o pé direito?

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!