Planejamento como aliado para iniciar a sua imobiliária

Assim como acontece em outros negócios, o mercado imobiliário é extremamente competitivo e é bem provável que tenha pelo menos um ou dois corretores ou imobiliárias populares e bem sucedidas na região ou cidade que você escolheu atuar. 

Por isso, antes de iniciar o seu negócio imobiliário você deve conhecer o mercado, definir o seu público-alvo e escrever o seu plano de negócios.

Refine a sua ideia de negócio

Para desenvolver a sua ideia você deve se familiarizar com a área que deseja atuar, seja na compra e venda de imóveis, locações anuais ou de temporada.

Conhecer a cidade, bairros ou cidades vizinhas é essencial, pois influencia como você se apresentará para o mercado. Conheça outros corretores de imóveis ou imobiliárias para determinar como a concorrência atua e faça um balanço do que elas fazem e o que pode ser melhorado.

Uma ótima ferramenta para fazer esse balanço é a análise SWOT (FOFA traduzida para o português). Com essa ferramenta você analisa as:

  • Forças
  • Oportunidades
  • Fraquezas
  • Ameaças

planejamento imobiliaria 1.jpeg

A análise SWOT é uma ferramenta básica de planejamento e ajuda você a avaliar as vantagens e desvantagens de iniciar este novo projeto. 

Defina o nicho de atuação

Quando você aplicou a análise SWOT conheceu o mercado, e agora você consegue definir em qual nicho deve atuar. Você tem mais chances de sucesso se começar com um público-alvo específico. Para definir o seu nicho de atuação, faça as seguintes  perguntas:

  • Para qual grupo ou segmento de clientes quero vender?
  • Vou me concentrar em uma área / região específica da cidade?
  • Vou focar apenas na gestão de imóveis para locação?
  • Locação anual ou imóveis de temporada?

Escolher um nicho específico faz você se destacar e tornar-se especialista naquela área. Assim, será mais fácil de destacar da concorrência.

Para ajudar a definir o nicho, listei abaixo alguns exemplos de nichos imobiliários a serem considerados ao iniciar a sua imobiliária: 

  • Residencial
  • Residencial focado em imóveis de alto padrão / luxuosos
  • Resorts ou casas de férias
  • Imóveis para investimentos
  • Condomínios
  • Imóveis comerciais / industriais
  • Gestão de propriedades
  • Imóveis de aluguel
  • Consultor independente
  • Avaliador de imóveis
  • Especialista em vistorias de imóveis.

Escreva o plano de negócios da sua imobiliária

O plano de negócios é um documento que descreve as metas financeiras e operacionais do seu negócio, define os objetivos e como eles serão alcançados. Ele deve ser utilizado como um guia, que direciona a imobiliária para o caminho certo.

Escrever o plano de negócios não é obrigatório, mas estudos mostram que empreendedores que dedicam tempo para escrevê-lo tem mais probabilidade de seguir em frente e fazer o negócio decolar. 

Um plano de negócios tradicional tem as seguintes seções: sumário executivo, análise de mercado, plano de vendas e marketing, plano financeiro, plano operacional e análise. Confira algumas dicas de cada seção do plano de negócios.

Sumário executivo

O sumário executivo é a primeira parte e é o resumo do seu plano de negócios. Aqui você deve incluir:

  • Descrição do seu negócios e o diferencial;
  • Escrever a missão;
  • Descrever o perfil dos empreendedores e funcionários - se possui;
  • Listar os serviços oferecidos;
  • Descrever o seu público-alvo;
  • Localização - se optar por uma sede física;
  • Investimento necessário
  • Informações jurídicas e tributárias.

O sumário deverá resumir o seu plano para que possíveis investidores, sócios ou parceiros entendam o seu plano. Apesar de ser o primeiro item, geralmente o sumário executivo é o último item a ser escrito, visto que é o resumo do seu plano.

Descrição do negócio e análise de mercado

Descreva as principais atividades que a sua imobiliária pretende oferecer, destaque às necessidades de mercado e como você irá solucioná-las. Este é um dos principais tópicos do plano de negócios, se não o mais importante, pois aqui você vai entender melhor quem são seus clientes, a concorrência e como você vai captar os imóveis.

Público-alvo

Definir o seu público-alvo é uma das etapas mais importantes, afinal sem clientes não há vendas. Você deve definir o seu público-alvo ou clientes com base nos serviços e nicho de atuação. Para te auxiliar faça as seguintes perguntas:

  • Qual a faixa etária, estado civil deles?
  • Qual a frequência que costumam comprar meu tipo de serviço / produto?
  • O que os leva a procurar por esse serviço?

Entender quem são seus clientes, ajudará muito na hora de fazer seu planejamento de marketing e vendas e definir o seu posicionamento no mercado.

Concorrência

Os seus concorrentes são aquelas imobiliárias ou corretores autônomos que oferecem o mesmo serviço que você. Quando você observa e conhece seus concorrentes pode avaliar o que eles fazem bem feito e o que pode ser melhorado. Faça a seguinte análise:

  • Como é a qualidade do serviço dos meus concorrentes?
  • Como é a qualidade do atendimento?
  • Qual é o diferencial da minha imobiliária?

Captação de imóveis

A receita da imobiliária vem principalmente da intermediação imobiliária, seja na compra ou locação de imóveis. Aqui você deve listar como irá captar os imóveis, diretamente com proprietários, construtoras, parceiros.

Plano de vendas e marketing

Como vai promover a sua imobiliária e convencer o seu público a fechar negócios com a sua imobiliária? Qual será a sua proposta de vendas?

Descreva como vai montar a sua carteira de clientes, quais serão os meios utilizados para a divulgação da sua imobiliária. Defina também os recursos que serão gastos para divulgar a sua imobiliária.

Plano operacional

Defina aqui o que você precisa para iniciar o seu negócio, como será o funcionamento, quais os passos para a venda do serviço/produto, quanto consigo vender em um determinado período? Precisa de uma sala comercial ou pode iniciar em home office? 

Um celular, um computador, mesa, cadeira, imóveis e clientes, digamos que sejam suficientes no início.

Plano financeiro

Quanto preciso investir para começar minha imobiliária? Essa é a pergunta inicial e será respondida neste tópico do plano de negócios. Para escrever o plano financeiro, analise tudo que já escreveu até aqui, detalhe os custos iniciais e faça uma projeção das receitas e despesas.

Análise e avaliação do Plano de negócios

Com o seu plano de negócios pronto, agora faça algumas simulações de cenários. Crie uma simulação onde sua imobiliária está indo bem e outra não tão bem. Com base nas simulações pense em formas de melhorar cenários negativos e como aproveitar ainda mais cenários positivos.

Em seguida faça uma avaliação do seu Plano de negócios, veja se ele está completo, se as informações estão claras. Afinal, o plano de negócios deve responder a seguinte pergunta: Vale a pena abrir uma imobiliária?

Se você quiser se aprofundar neste assunto, uma ótima dica é se inscrever no curso gratuito Como elaborar um plano de negócios, oferecido pelo SEBRAE

Iniciar um negócio tem sempre algum risco, mas com planejamento, dedicação e criatividade você conseguirá alcançar os seus objetivos. Não desista!

planejamento imobiliaria 2.jpeg

Agora que você já aprendeu como fazer o planejamento para abrir a imobiliária, que tal aprender sobre como regularizar a sua imobiliária?

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!