Ter o seu próprio site imobiliário é indispensável para o sucesso do seu negócio. Se a sua imobiliária não está na internet, está perdendo oportunidades de gerar vendas e captar clientes interessados.
Independente do local ou tamanho da sua imobiliária, é importante que ela esteja na internet, afinal, cerca de 4,95 bilhões de pessoas usam a internet todos os dias. No Brasil, mais de 77% da população faz uso da internet para realizar as mais diferentes buscas. Precisa de mais alguma justificativa para estar presente na internet?
Entendendo a importância de ter seu próprio site imobiliário, confira algumas dicas de como deve ser o site da sua imobiliária.
Aparência de um bom site para imobiliária
O primeiro item que destaco é a aparência do site para imobiliária. Podemos fazer uma analogia com a fachada da sua imobiliária. Está chamando a atenção de quem passa na frente? É moderna? Está bem cuidada?
O site da sua imobiliária é a sua fachada na internet, e em alguns casos é o primeiro contato do cliente com a sua imobiliária. Por isso, é importante que o site da sua imobiliária tenha uma boa aparência.
Vamos analisar alguns pontos que você deve levar em consideração para avaliar a aparência do seu site.
Logo
A identificação do site é feita pelo domínio, que é o endereço da sua empresa na internet e também a logo que aparece no site.
A logo deve estar em um lugar visível e o recomendado é posicionar no canto superior esquerdo da tela. Além disso, a logo não deve aparecer:
- borrada;
- cortada;
- esticada.
Imagens
Caso o seu site tenha banners opte por imagens com alta qualidade, mas cuidado com o tamanho do arquivo, recomendamos a utilização de imagens com no máximo 500KB.
Utilizar imagens borradas e sem qualidade deixam o site com uma aparência ruim.
Uma dica é utilizar imagens disponíveis em bancos de imagens, geralmente as imagens possuem alta qualidade e em alguns casos elas estão disponíveis gratuitamente.
Alguns sites de banco de imagens:
- Freepik: Possui imagens gratuitas e a possibilidade de assinatura;
- Unsplash: Imagens gratuitas;
- Picjumbo: Imagens gratuitas;
- Adobe Stock: Aquisição de imagens;
- Shutterstock: Aquisição de imagens.
Se preferir utilizar fotos personalizadas, consulte os fotógrafos disponíveis em sua cidade.
Ah, sempre que for utilizar alguma imagens que encontrou na internet, lembre-se de verificar os direitos autorais das imagens.
Vale ressaltar que as fotos dos imóveis devem corresponder com o imóvel. Nesse caso, não utilize imagens de bancos de imagens e sim fotos do imóvel. Aqui é importante utilizar fotos em alta resolução e com boa iluminação. Escolha uma foto que valorize o imóvel.
Objetivo
O objetivo de um site imobiliário é divulgar a carteira de imóveis. Por isso, esse deve ser o foco do seu site imobiliário, mostrar os imóveis disponíveis e captar leads (e-mail e números de telefone dos interessados).
Evite ter um site muito poluído, com muitas informações diferentes na mesma página como:
- Inúmeras opções de contatos;
- Banners;
- Pop-ups abrindo no meio da tela.
O site deve ser desenvolvido para que o cliente encontre com facilidade o que está procurando. Por isso, o site deve ser simples e focado nos imóveis. A busca dos imóveis e a leitura das informações deve ser fácil. Veja alguns exemplos de sites para imobiliária focados nos imóveis.
Páginas com muitas informações sobrecarregam o visual e podem deixar o visitante confuso e o site com o carregamento lento.
Performance
Ter um site com carregamento lento pode frustrar os visitantes e fazer com que eles desistam do seu site imobiliário. Por isso, a performance do site é um dos pontos que deve ser analisado.
Se o cliente se deparar com dificuldades como lentidão para acessar páginas ou os imóveis, por exemplo, não tenha dúvida de que ele fechará o seu site e procurará por outra imobiliária.
Segundo pesquisa divulgada pela Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar.
Mobile
Com 234 milhões de smartphones no Brasil em 2020, é essencial que seu site imobiliário abra corretamente em todos os dispositivos.
Quando o site se adapta ao dispositivo que o cliente está utilizando para acessar o site, ajustando o conteúdo como imagens, vídeos e tamanho das fontes, o cliente tem uma melhor experiência em seu site e tende a navegar por mais tempo.
Conteúdo relevante
O principal objetivo de um site imobiliário é divulgar a carteira de imóveis. Mas, para que o site seja encontrado nas pesquisas do Google, ele precisa ter conteúdo relevante.
Por isso, dedicar algumas horas criando a oferta do imóvel irá lhe render boas vendas no futuro. Manter um blog em seu site imobiliário, com novidades sobre o mercado ou região que você atende, é um diferencial.
Para escrever artigos no blog, utilize as dúvidas frequentes dos seus clientes e crie artigos que podem ajudar outros possíveis clientes. Além de ajudar, ainda está gerando credibilidade para você e sua imobiliária.
Integrado com sistema de gestão
Quando o site da sua imobiliária é integrado ao sistema de gestão imobiliária, sempre que houver alguma mudança, seja no cadastro do imóvel, nas fotos ou na disponibilidade do imóvel, o site será automaticamente atualizado.
Quando o cliente acessar o site ele tem acesso aos dados atualizados e evita que o cliente fique decepcionado com a sua empresa.
Ter um site imobiliário próprio é fundamental para o fortalecimento da sua marca, gera credibilidade e confiança para seu público. Se você ainda não possui o site da sua imobiliária, saiba que existem diversas ferramentas focadas em sites imobiliários e uma delas é o Cim Imob, que é um sistema de gestão de imobiliária integrado ao site.