O que é marketing digital e quais as principais ferramentas e estratégias

O marketing é importante para o crescimento dos negócios, inclusive no ramo imobiliário. É através de ações de marketing que os clientes em potencial tem acesso aos produtos ou serviços da sua empresa.

Mas afinal, o que é marketing digital e por onde começar? É sobre isso que vamos conversar neste artigo.

O que é marketing?

Segundo o dicionário Oxford Languages, "Marketing é a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, (...)."

De forma resumida, o marketing é a estratégia empresarial que tem como objetivo promover a empresa e aumentar os lucros.

O marketing engloba toda a empresa, do atendimento ao pós-vendas.

Desde o primeiro contato do cliente com a campanha de marketing, no atendimento durante a venda e principalmente após a compra.

Então, quando pensar no marketing da sua imobiliária, olhe para cada etapa da venda.

Agora que já sabemos o que é marketing, perguntamos "Qual a diferença de marketing para o marketing digital?"

O que é marketing digital?

O marketing digital, também chamado de marketing on-line, é a  promoção de produtos ou marcas por meio da internet.

Com o objetivo de prospectar, atrair e converter interessados em clientes através da comunicação digital. As empresas utilizam dos canais digitais, como os mecanismos de buscas, sites, blogs para promover seus produtos ou serviços. E, através das redes sociais, e-mail marketing, mensagens de texto e multimídia, para se conectar com os potenciais clientes.

Com o uso de ferramentas e canais digitais, as marcas se conectam aos clientes, fortalecendo a marca e melhorando as vendas da imobiliária.

Diferenças e Benefícios do marketing digital

O marketing digital possibilita que um público muito maior seja alcançado em comparação com os métodos tradicionais, e com um investimento muito menor.

No marketing digital é possível segmentar anúncios para públicos específicos e mensurar os resultados das campanhas, em tempo real. 

Vamos conhecer alguns dos benefícios do marketing digital para os negócios imobiliários.

Públicos segmentados

Em um anúncio na TV ou rádio ou até mesmo em uma revista ou outdoor, você não tem controle de quem vê os anúncios.

No marketing digital, é possível identificar e segmentar um público específico e enviar mensagens personalizadas para cada público.

Com a segmentação dos públicos, você concentra os esforços naqueles clientes que têm mais chances de adquirir seu produto ou serviço.

Amplo alcance

O anúncio on-line pode ser visto pelo seu possível cliente, onde quer que ele esteja. Isso facilita o crescimento do alcance de mercado do seu negócios. Vale ressaltar que se você limitar o anúncio geograficamente somente aquela região será alcançada.

Custo benefício

O marketing digital alcança um público mais amplo e com o custo mais baixo. No marketing tradicional, os anúncios em jornais, televisão entre outras, os custos podem ser altos e não há controle, se quem está vendo o anúncio é o possível cliente.

Ao contrário do marketing digital, onde o público é segmentado e ajustado sempre que necessário, sempre buscando o melhor retorno possível e o menor custo.

Acompanhar os resultados (ROI)

Com as plataformas de anúncios, é possível mensurar a quantidade de cliques que cada anúncio recebeu, a origem, se houve conversão e muitas outras informações. Informações que podem ser utilizadas no cálculo do ROI - Retorno sobre o investimento.

Personalização

O marketing digital permite que os dados de clientes sejam coletados e utilizados para personalizar a comunicação e as ofertas.

Além disso, a comunicação com o cliente acontece em tempo real e pode ser ajustada sempre que necessário.

Competitividade

Com o baixo custo de investimento, sua empresa consegue competir com grande negócios. É possível reforçar os diferenciais, estreitar laços e fidelizar clientes.

Ferramentas e estratégias de marketing digital

Existem diversas ferramentas e estratégias para serem utilizadas no marketing digital. Abaixo estão alguns exemplos dessas ferramentas.

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Otimização para mecanismos de busca

A otimização para mecanismos de buscas, ou SEO (Search Engine Optimization), é uma ferramenta que tem como objetivo tornar páginas da web atraentes para mecanismos de busca.

Para que a página da web tenha um ótimo SEO é necessário considerar os seguintes pontos:

  • A qualidade do conteúdo
  • O nível de envolvimento do usuário
  • Se a página é compatível com os dispositivos móveis
  • E o número e qualidade dos links de entrada

Basicamente o SEO tem mais haver como o Google ou outro buscador entende o seu conteúdo. Como o Google altera o algoritmo quase que constantemente, trabalhar somente com o SEO não é uma ciência exata. Então, o ideal é monitorar de perto o desempenho das páginas e conteúdos que você publica e fazer os ajustes necessários. 

Marketing de conteúdo (Inbound marketing)

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na distribuição de conteúdo para um público segmentado.

O objetivo é atrair leads e transformá-los em clientes, através de conteúdo relevante e valioso. Ou seja, diferente do marketing tradicional, no marketing de conteúdo é oferecido valor ao lead na forma de conteúdo gratuito. E aqui podemos incluir o SEO como um fator extremamente importante na estratégia de marketing de conteúdo.

Marketing de redes sociais

Gerar tráfego e a conscientização da marca, através do envolvimento de pessoas em conversas on-line, através das principais redes sociais.

Marketing de pagamento por clique (PPC)

Como o próprio nome sugere, publicar um anúncio em uma plataforma como Google, Bing, Facebook….e pagar sempre que alguém clicar.

As campanhas de PPC tem uma ou mais ações de destino, que serão concluídas pelo visitante do anúncio. Essas ações são conhecidas como conversões.

Marketing de afiliados

Esse tipo de marketing permite que alguém ganhe dinheiro promovendo os negócios ou produtos de outra pessoa ou empresa. Funciona usando o modelo de compartilhamento de receita, onde o afiliado receberá uma comissão toda vez que alguém comprar o item que ele promove.

Publicidade nativa

É um marketing disfarçado, que tem como objetivo misturar o produto ou serviço ao conteúdo ao seu redor para que não seja tão óbvio que é uma publicidade. 

E-mail marketing

O conceito é simples: você envia uma mensagem promocional e espera que o possível cliente clique nela.

Podemos perceber que o marketing digital é importante na promoção dos negócios através da internet. O marketing digital transformou a forma como as pessoas interagem com as marcas e a forma de consumo de produtos e serviços.

Por isso, é importante que você comece hoje a utilizar o marketing digital para promoção da sua imobiliária.

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