Qual a função e como se tornar um Corretor de Imóveis

O aquecimento do mercado imobiliário aliado à melhoria nas condições de financiamento e na redução na taxa básica de juros, tem atraído a atenção de investidores e também daqueles que querem adquirir sua casa própria.

Com as perspectivas de crescimento para 2021 e para os próximos anos, esse aquecimento do mercado imobiliário irá gerar muitas oportunidades não só aos investidores mas também aos profissionais de negócios imobiliários.

Se você está lendo este artigo, é porque quer aproveitar essa oportunidade. Mas, você sabe o que faz o profissional de negócios imobiliários e como se tornar um?

Qual a função do profissional de negócios imobiliários?

Popularmente conhecido como corretor de imóveis, é o especialista em transações imobiliárias, auxiliando os clientes na escolha dos imóveis e na transação imobiliária.

O corretor de imóveis é o responsável por acompanhar o mercado imobiliário, prospectar imóveis e apresentar os imóveis aos interessados e principalmente, facilitar o relacionamento entre o comprador e vendedor, de forma que os dois saiam satisfeitos do negócio.

funcao corretor 1.jpeg

É ele quem acompanha as visitas aos imóveis, faz as avaliações e cuida da parte burocrática do negócio, como escrituras, certidões e contratos.

Como se tornar um corretor de imóveis 

Para se tornar um corretor de imóveis é necessário ter o diploma no curso Técnico em Transações Imobiliárias ou superior em Negócios Imobiliários em uma escola / instituição credenciada. O COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) disponibiliza uma lista com as escolas credenciadas, então, atente-se em escolher uma escola / curso credenciado. 

Após receber o diploma do curso, será necessário solicitar o registro junto ao CRECI do seu estado de atuação. É muito importante ter o registro no CRECI pois, somente com o registro você poderá exercer a profissão de corretor de imóveis

Para solicitar o registro, será necessário preencher alguns formulários e reunir a documentação necessária. O passo a passo e a lista completa da documentação pode ser consultada no site do CRECI.

Com o registro em mãos você poderá exercer legalmente a profissão de corretor de imóveis, além de oferecer mais segurança aos seus clientes e também aos proprietários dos imóveis. E agora, o que devo fazer?

O próximo passo é começar a exercer a sua profissão. Você pode ser um corretor autônomo associado a uma imobiliária ou abrir a sua própria imobiliária. Se optar por trabalhar em uma imobiliária poderá adquirir muito conhecimento, afinal irá trabalhar com colegas de profissão com experiência e muito conhecimento para compartilhar. Assim como acontece em outras profissões, a experiência profissional agrega muito valor ao seu trabalho, por isso, esse pode ser o seu primeiro passo.

Mas, se você tem o sonho de ter seu próprio negócio imobiliário, confira algumas dicas do que fazer antes de abrir uma imobiliária e entrar nesse mercado que tem muito potencial de crescimento.

Conheça o mercado imobiliário

Assim como acontece em outros negócios, o mercado imobiliário é extremamente competitivo e é bem provável que tenha pelo menos um ou dois corretores ou imobiliárias populares e bem sucedidas na região ou cidade que você escolheu atuar. 

Então, antes de iniciar o seu negócio imobiliário você deve conhecer o mercado onde irá atuar. Conhecer a cidade, bairros ou cidades vizinhas é essencial, pois influencia como você se apresentará para o mercado. 

Faça uma análise da concorrência

Conheça outros corretores de imóveis ou imobiliárias para determinar como a concorrência atua e faça um balanço do que elas fazem e o que pode ser melhorado.

Defina seu público-alvo

Você terá mais chances de sucesso se começar com um público-alvo específico. Escolher um nicho específico faz você se destacar e tornar você especialista naquela área, assim, será mais fácil de destacar da concorrência.

Escreva o seu plano de negócios

O plano de negócios é um documento que descreve as metas financeiras e operacionais do seu negócio, define os objetivos e como eles serão alcançados. Escrever o plano de negócios não é obrigatório, mas estudos mostram que empreendedores que dedicam tempo para escrevê-lo tem mais probabilidade de seguir em frente e fazer o negócio decolar. 

Regularize a imobiliária

Assim como é necessário ter o seu registro no CRECI para exercer a profissão, sua empresa também precisa estar formalizada. Por isso, a formalização do seu negócio é o primeiro passo para você iniciar as atividades imobiliárias. 

Atendimento diferenciado

O sucesso de qualquer negócio depende da satisfação dos clientes com o atenO que O dimento ou serviço prestado. Por isso, lembre-se de que o cliente deve ser o foco principal da sua imobiliária.

funcao corretor 2.jpeg

Agora que você já aprendeu como se tornar um corretor de imóveis, que tal aprender sobre como regularizar a sua imobiliária ou planejar como iniciar a sua própria imobiliária?

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!