Técnicas de marketing digital para imobiliárias

A vantagem do marketing digital é a facilidade em experimentar e testar. Dessa forma, você pode utilizar diversos formatos de conteúdo e técnicas. Seja nas mídias sociais, mecanismos de busca ou em seu site.

Por exemplo, quando uma campanha de marketing é iniciada, você pode começar a rastrear as reações do público. Consegue acompanhar as campanhas mais efetivas. E sempre que necessário, ajustar o planejamento e as campanhas.

São diversas técnicas de marketing digital, que podem ser utilizadas para promover a imobiliária.

Aqui vamos conhecer algumas técnicas que podem ser utilizadas. A aplicação delas na estratégia de marketing da imobiliária, depende do seu planejamento.

Algumas das técnicas podem ser mais eficientes do que outras. Por isso, é importante criar o seu plano de marketing.

Se você ainda não tem o seu plano, confira as dicas no post Dicas para o planejamento de marketing digital.

Vamos conhecer as técnicas de marketing digital que podem ser utilizadas na promoção da imobiliária.

6 Técnicas de marketing digital

Existem diversas técnicas de marketing digital. Nesse post vamos conhecer oito técnicas:

  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Experiência do usuário
  • Anúncios de pesquisa
  • Anúncio de exibição
  • Posts patrocinados
  • E-mail Marketing

1. SEO

Aproximadamente 90% das buscas na internet, são feitas no Google. Então, seu site deve ser otimizados para esse buscador. O algoritmo o Google indexa continuamente o conteúdo na internet.

O Google rastreia, categoriza e classifica o conteúdo da web, por meio de diversos requisitos. E, uma das formas de otimizar o conteúdo do site para esse mecanismo de busca é por meio do SEO.

O SEO ou Search Engine Optimization é a otimização do seu site para mecanismos de buscas. O site deve ser desenvolvido para atender aos requisitos, e ficar melhor classificado nos resultados.

Quando o site atende aos requisitos, aparece para os clientes quando estão procurando por algo que você oferece. E, essa é uma das melhores maneiras de alcançar novos clientes.

Para que o conteúdo certo seja exibido ao usuário que faz a busca, os mecanismos de busca analisam dois fatores:

  • Relevância entre o termo buscado e o conteúdo de uma página. Por meio de vários fatores, como tópico ou palavra-chave, os mecanismos de buscas avaliam a relevância da página. A relevância de uma página pode ser melhorada utilizando o SEO.
  • Autoridade do site: A autoridade de um site pode ser medido pela popularidade. O Google entende que quanto mais popular uma página ou site é, mais valioso é para os leitores. Você pode saber se um site é popular se outros sites se vincularem a ele.

Dicas para melhorar o SEO do site

O conteúdo do site da imobiliária deve ter algumas características. O conteúdo precisa ser:

  • Relevante: Mantenha o conteúdo do site atualizado. Use termos e palavras que as pessoas estão procurando para encontrar os imóveis ou serviços que você oferece.
  • Fácil de ler: As informações devem ser claras e de fácil compreensão. Descreva com detalhes as características dos imóveis e use imagens com legendas.
  • Bem construído: o site deve ser fácil para as pessoas navegarem. Se possível elimine a reprodução automática de vídeos ou abertura de pop-ups. Outro ponto é a velocidade de carregamento do site. Quanto mais rápido o site carregar, melhor a pontuação no Google a experiência do usuário.
  • Preciso: Assim como as pessoas, o Google não gosta de erros ortográficos ou links quebrados. Então, revise os textos e confira se os links estão nomeadas corretamente.
  • Abre corretamente: cada vez mais as pessoas estão usando o smartphone para pesquisar. Com isso, o Google dá preferência aos sites que abrem corretamente em todos os dispositivos.

Por exemplo, os sites do Cim Imob, são otimizados para SEO. Com isso, o site fica melhor posicionado nos resultados das buscas.

2. Experiência do usuário

Em alguns casos, o site é o primeiro ponto de contato do cliente com a imobiliária. É no site onde pode mostrar quem é você, quais produtos ou serviços oferece. No site os clientes obtêm informações sobre a imobiliária e podem comprar / reservar imóveis.

Por isso, é importante pensar na experiência que o usuário tem ao acessar o site da imobiliária. Você pode ajudar os visitantes a descobrir qual o imóvel ideal e a comprar da sua imobiliária. E até manter contato com você.

A análise da experiência do usuário no seu site, pode ser feita utilizando o Google Analytics.

No Google Analytics você consegue acompanhar diversos fatores, como:

  • páginas mais visualizadas;
  • tempo de permanência no site;
  • fluxo de navegação no site
  • entre outros.

Observe também a taxa de rejeição e o tempo de permanência na página. Se a taxa de rejeição está alta e o tempo de permanência menor que 30s, significa que o site precisa de melhorias.

Outro ponto que pode ser analisado é a taxa de conversão. A taxa de conversão é obtida dividindo a quantidade de leads pelo número total de visitas.

Dicas para melhorar experiência do usuário no site

  • Conteúdo atualizado: Mantenha o conteúdo do site sempre atualizado. Por exemplo, se você trabalha com imóveis de temporada, use um sistema de gestão imobiliária integrado ao site. Dessa forma, o calendário é atualizado automaticamente, sempre que uma reserva é registrada.
  • Carregamento do site: Quanto mais rápido o site carregar melhor. Cada segundo extra pode fazer você perder um cliente. Opte por um site moderno e otimizado para desempenho.
  • CTA: Garanta que os botões com chamadas para ação (CTA) sejam utilizados de forma lógica e atraente no site.
  • Versão para dispositivos móveis: Cada vez mais as pessoas estão utilizando smartphones para navegar na internet. Portanto, certifique-se que o site abra corretamente em telas menores e seja fácil de usar utilizando apenas uma mão.
  • Design simples:  Sites com aparência mais simples são mais fáceis de usar. Por isso, opte por um site que tenha design mais simples. Podemos fazer uma analogia com a vitrine de uma loja, você não preencheria a vitrine do chão ao teto. Então, mantenha um layout limpo e simples com foco no objetivo do site.

3. Anúncio de pesquisa pago

Quando um site é otimizado para as buscas, ele aparece organicamente. Ou seja, quando um termo é buscado o site aparece nos primeiros resultados da busca. Isso é o que chamamos de tráfego orgânico. Além do tráfego orgânico, é possível aparecer no topo da página, utilizando os anúncios de pesquisa pago.

Você paga para seu site ser exibido quando palavras-chaves são pesquisadas.

Os anúncios que são exibidos nessa área altamente visível passam por um leilão automatizado. O pagamento é pago por cada clique que seu anúncio receber. Além do preço que você está disposto à pagar, a qualidade do site é considerado pelo algoritmo.

Vemos aqui a importância de ter um bom site imobiliário, que seja bem construído e com conteúdo relevante.

(IMAGEM COM CTA)

Os anúncios de pesquisa são configurados em plataformas de gestão de anúncios. Atualmente o mais utilizado é o Google Ads, mas existem outros como Yahoo e Bing.

Dicas para criar um anúncio de pesquisa

Como vimos anteriormente, o anúncio é exibido quando uma palavra-chave ou termo é pesquisado. Por isso, para criar um bom anúncio de pesquisa, siga as seguintes etapas:

  • Pesquisa de palavras-chave: O primeiro passo é encontrar quais palavras-chave seus clientes procuram. Comece a pesquisa diretamente no Google. Busque por uma descrição específica do produto ou serviço que você vende e inclua a localização. Teste várias possibilidades de palavras-chave e termos de pesquisa.
  • Defina as palavras-chave: Seleciona as palavras-chave que serão usados nos anúncios. Você também pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google Ads.
  • Escreva o anúncio: Ao escrever o anúncio pense no seu público ideal. Quem é o seu público-alvo e o que você está ofertando?
  • Defina o orçamento: Use o planejador de palavras-chave para ajudá-lo a definir o orçamento. Lembre-se que palavras-chave populares custam mais por clique. Por isso, usar termos menos comuns pode ser interessante.
  • Rastreamento: Configure o código de rastreamento no seu site e acompanhe os cliques e taxas de conversões.
  • Testes e mais testes: Se o anúncio não está trazendo resultados, reformule-os.

Para saber mais sobre os anúncios de pesquisa, consulte mais informações sobre o Google Ads.

4. Anúncio de exibição

Outra forma de publicidade on-line são os anúncios de exibição. Geralmente esse formato de anúncio é utilizado para remarketing.

O remarketing é um ótimo meio para mostrar os produtos para potenciais clientes. Os anúncios são exibidos com base no histórico de pesquisas.

É por meio da rede de display do Google e de sites parceiros, que os anúncios são exibidos.

5. Posts patrocinados

Outra técnica de marketing são os posts patrocinados. Ele é utilizado quando você publica conteúdo nas redes sociais e quer ampliar o alcance das publicações.

Os posts patrocinados são exibidos nos feeds de notícias de pessoas que ainda não seguem as suas redes sociais.

Atualmente as principais canais de mídia social são:

  • Facebook: utilizado para consciência de marca e publicidade.
  • Twitter: utilizado para relações públicas e atendimento ao cliente.
  • Instagram: utilizado para mostrar o conteúdo gerado pelo usuário e publicidade.
  • LinkedIn: relacionamentos B2B, desenvolvimento de negócios e marketing pessoal / carreira.
  • YouTube: reconhecimento de marca, entretenimento, e vídeos instrucionais.
  • SnapChat: utilizado para consciência de marca e publicidade.
  • Pinterest: publicidade visual, inspiração.
  • Tik Tok: publicidade visual, inspiração e entretenimento.

O ideal é que você promova o conteúdo nas redes sociais que seu público usa. Então, escolha a rede social onde seus compradores estão e sempre otimize o conteúdo publicado.

Utilizar posts patrocinados pode ser barato, efetivo e fácil de começar. Mas, lembre-se de acompanhar os resultados das publicações. Acompanhe a quantidade de cliques e os comentários recebidos nas postagens.

6. E-mail marketing

O e-mail marketing é utilizado para manter o relacionamento com quem já é seu cliente. Mas também é utilizado para atrair novos compradores.

Para atrair novos assinantes de e-mail, crie CTA`s em posts no blog, mídias sociais ou campanhas pagas.

Você pode criar uma landing page ou página de captura, para coletar os e-mails.

Você pode utilizar o e-mail marketing para:

  • Enviar novidades do seu site, produtos ou do ramo de atuação. Esse tipo de conteúdo aumenta o reconhecimento da marca e aumenta o tráfego para o seu site.
  • Aproveite as datas comemorativas como aniversário ou feriados, para enviar ofertas especiais.
  • Ofereça descontos ou condições especiais para os clientes fiéis a sua marca.
  • Envie lembretes para o cliente sobre o início da temporada ou envie informações sobre a reserva.

Campanhas de e-mail marketing são fáceis de implementar e têm um custo baixo. E, se utilizado de forma correta pode trazer bons resultados para a empresa.

Alie estratégias e técnicas de marketing com um sistema de gestão imobiliária, integrado ao site. Dessa forma, você mantém um ótimo atendimento ao cliente, com informações sempre atualizadas e acessíveis.

cta-blog.jpg

Publicado por:

Gostou? Compartilhe!