Dicas para o planejamento de marketing digital para imobiliárias

O marketing digital tem como objetivo promover a empresa por meios digitais. Mas, para que ele gere resultados positivos, é necessário que seja feito o planejamento.

Se você ainda não sabe o que é marketing digital veja o artigo O que é marketing digital e as principais ferramentas.

Por isso, nesse artigo vamos aprender como fazer o planejamento e aplicá-lo na sua imobiliária.

5 passos para o planejamento de marketing digital

O planejamento de marketing digital pode ser feito através dos seguintes passos:

  1. Defina um objetivo mensurável
  2. Conheça o perfil dos clientes
  3. Conheça a marca
  4. Análise a concorrência
  5. Acompanhe os resultados

Agora, vamos colocar a mão na massa e criar o plano de marketing digital da imobiliária.

1. Defina um objetivo mensurável

Entender o que você está buscando é o primeiro passo para alcançá-lo. Por isso, o primeiro passo é definir o objetivo.

Para definir o objetivo responda às seguintes perguntas:

  • Por quê você quer usar e como você vai usar o marketing digital?
  • O que você quer que aconteça, quais os resultados esperados?
  • Quando e como vai medir os resultados esperados?

Alguns dos objetivos que você pode utilizar:

  • Reconhecimento de marca: Divulgar e promover a sua imobiliária. O objetivo é que a sua imobiliária seja lembrada e notada pelos clientes em potencial. Ou seja, quer que mais pessoas saibam sobre a sua imobiliária.
  • Engajamento com a marca: Aumentar as interações e o relacionamento com os seus clientes.
  • Aquisição de leads: Alcançar pessoas que nunca compraram de você antes.
  • Crescimento de clientes existentes: Vender mais para pessoas que já compraram de você.

O objetivo definido irá ajudá-lo a entender por que e como você vai utilizar o marketing digital na sua imobiliária.

Na segunda pergunta, você vai definir uma meta. Essa meta deve ser vinculada ao objetivo definido anteriormente. aqui é importante incluir também um limite de tempo. Ou seja, em quanto tempo você pretende atingir os resultados esperados? 

Alguns exemplo de metas:

  • Aumento de 60% no número de acessos no site em 30 dias;
  • 10.000 leads inscritos / interessados no imóvel X no período de 90 dias;
  • Aumento de 35% das vendas para clientes que já compraram da imobiliária no mês;

Na prática

A Imobiliária XYZ trabalha com imóveis de temporada e, recentemente, também começou a trabalhar com imóveis de venda. Ela quer que seus clientes regulares saibam que agora também podem comprar imóveis.

A estratégia definida pela Imobiliária XYZ pode ser:

"Garantir que 100% dos clientes atuais saibam que temos também imóveis à venda. Para isso vamos criar uma campanha de e-mail marketing para compartilhar a novidade. A campanha será executada por 1 mês. Após 2 meses do início da campanha, queremos ter pelo menos 1 comissão de venda de imóvel para um dos meus clientes atuais."

2. Conheça o perfil dos clientes

Se você não conhece quem são seus clientes em potencial, será difícil levar a sua mensagem até eles.

Nessa etapa você vai definir quem é o público-alvo, ou seja, quem são os clientes que compram da sua imobiliária.

O público-alvo é um grupo de clientes que têm características em comum. E a sua imobiliária identifica-os e para quem direciona as estratégias e campanhas.

O público-alvo pode ser segmentado em perfis semelhantes de compradores. Os perfis podem ser de acordo com características demográficas. E também comportamentais como idade, gênero, estilo de vida, personalidade, entre outras.

São essas características que podem influenciar as decisões de compra.

A maneira mais fácil para definir o seu público-alvo é criar personas com base na sua lista de clientes atuais. As personas são grupos-chave de clientes com descrições fictícias e características em comum.

Na prática

Para te ajudar nessa etapa, listei algumas dicas:

  • Com a lista de clientes em mãos, agrupe-os em 3 ou 4 grupos. Classifique-os pelas características em comum. Pode ser por idade, gênero, localização…
  • Em seguida, descreva as características de cada grupo. Aqui vale criar um personagem para cada grupo.
  • Para cada personagem, dê um nome, uma foto, personalidade e hobbies favoritos.

Crie no máximo 3 ou 4 personas e destaque qual delas tem mais afinidade com a marca e mais chances de virarem clientes.

As personas definidas nessa etapa, serão utilizadas em campanhas publicitárias. O público de um anúncio pago é criado com base nessas personas.

3. Conheça a marca

A maneira como você se comunica com os clientes determina por que eles escolhem a sua imobiliária. 

A comunicação é tudo que o cliente vê ou ouve sobre você. Ela vai desde as imagens utilizadas no site e em redes sociais, o tom de voz de e-mails e a maneira como o cliente é atendido.

Manter o alinhamento na comunicação trará resultados positivos ao seu negócio.

Mas, para que você alinhe a comunicação é necessário conhecer a marca ou seu negócio.

Conhecer a marca determina como será a comunicação com o seu cliente. Para isso, precisamos entender sobre o nosso negócio.

Na prática

Nessa etapa vamos entender o que a marca representa. Para isso, vamos responder algumas perguntas:

  • Valor percebido: Qual o problema / desafios que a sua imobiliária resolve?
  • Proposições de valor / promessa: Quais são os benefícios que o cliente terá ao comprar da sua imobiliária? Liste de três a cinco benefícios que seu cliente obtêm quando escolhem a sua imobiliária.
  • Destaque-se da concorrência: O que você sempre fará por seus clientes que os concorrentes não fazem?

Agora, crie uma frase unindo as respostas das perguntas acima. Se for necessário, refine a frase, o objetivo é chegar a uma mensagem única. Essa mensagem é a sua proposta de valor, é o que a sua marca representa.

4. Analise a concorrência

Agora que conhecemos a nossa proposta de valor, vamos analisar nossos concorrentes.

Os concorrentes podem ser diretos ou indiretos. Podem ser outras imobiliárias ou negócios que não estão relacionados ao ramo imobiliário. 

Existem 3 tipos de concorrentes que você deve prestar atenção:

  • Diretos: imobiliárias ou empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você.
  • Indiretos: empresas que oferecem produtos ou serviços diferentes. Apesar disso, competem pelo mesmo espaço ou orçamento que você.
  • Comparadores: outras marcas que seus clientes usam ou compram com frequência.

Ter conhecimento de quem são seus concorrentes pode ajudá-lo no planejamento.

Na prática

Para conhecer os concorrentes siga as dicas abaixo:

  • Converse com seus clientes: Quem melhor que o seu cliente para dar dicas e contar as experiências que teve com outras imobiliárias ou negócios?
  • Buscas no Google: busque por termos relacionados ao seu negócio. Em seguida observe onde cada empresa aparece nos resultados.
  • Experimente seus concorrentes: você não precisa comprar um produto ou serviço. Navegue no site, inscreva-se na lista de e-mails ou leia os comentários deixados nas redes sociais ou site.
  • Anúncios: Observe onde e quando você vê anúncios de seus concorrentes. Se possível, faça uma captura da tela para analisar mais tarde.
  • Acompanhe: Siga as redes sociais de outras marcas que se destacam e que são bem vistas pelos compradores.
  • Acesse o site: Navegue no site dos concorrentes, veja se é fácil de usar e se possui algum recurso que ajuda o cliente.

5. Acompanhe os resultados

Todo o planejamento de marketing é validado através dos resultados alcançados. Por isso, para que você saiba se está no caminho certo, é necessário que você acompanhe os resultados.

Existem diversas métricas que podem ser acompanhadas. Você deve conhecê-los e definir quais são os mais importantes para a sua imobiliária.

Algumas métricas podem ser:

  • Visitantes do site
  • Origem do tráfego
  • Taxa de conversões
  • Engajamento nas redes sociais
  • entre outras

Antes de colocar seu plano de marketing em ação, familiarize-se com as métricas associadas às suas metas.

De maneira geral tenha os seus objetivos definidos e coloque o seu plano em prática. Acompanhe as métricas ao longo do tempo e faça os ajustes sempre que necessário.

Com o tempo você entenderá qual caminho deverá seguir e quando é hora de mudar o plano.

Agora que você criou seu planejamento de marketing, que tal começar criando o site imobiliário com o Cim Imob?

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