O marketing digital tem como objetivo promover a empresa por meios digitais. Mas, para que ele gere resultados positivos, é necessário que seja feito o planejamento.
Se você ainda não sabe o que é marketing digital veja o artigo O que é marketing digital e as principais ferramentas.
Por isso, nesse artigo vamos aprender como fazer o planejamento e aplicá-lo na sua imobiliária.
5 passos para o planejamento de marketing digital
O planejamento de marketing digital pode ser feito através dos seguintes passos:
- Defina um objetivo mensurável
- Conheça o perfil dos clientes
- Conheça a marca
- Análise a concorrência
- Acompanhe os resultados
Agora, vamos colocar a mão na massa e criar o plano de marketing digital da imobiliária.
1. Defina um objetivo mensurável
Entender o que você está buscando é o primeiro passo para alcançá-lo. Por isso, o primeiro passo é definir o objetivo.
Para definir o objetivo responda às seguintes perguntas:
- Por quê você quer usar e como você vai usar o marketing digital?
- O que você quer que aconteça, quais os resultados esperados?
- Quando e como vai medir os resultados esperados?
Alguns dos objetivos que você pode utilizar:
- Reconhecimento de marca: Divulgar e promover a sua imobiliária. O objetivo é que a sua imobiliária seja lembrada e notada pelos clientes em potencial. Ou seja, quer que mais pessoas saibam sobre a sua imobiliária.
- Engajamento com a marca: Aumentar as interações e o relacionamento com os seus clientes.
- Aquisição de leads: Alcançar pessoas que nunca compraram de você antes.
- Crescimento de clientes existentes: Vender mais para pessoas que já compraram de você.
O objetivo definido irá ajudá-lo a entender por que e como você vai utilizar o marketing digital na sua imobiliária.
Na segunda pergunta, você vai definir uma meta. Essa meta deve ser vinculada ao objetivo definido anteriormente. aqui é importante incluir também um limite de tempo. Ou seja, em quanto tempo você pretende atingir os resultados esperados?
Alguns exemplo de metas:
- Aumento de 60% no número de acessos no site em 30 dias;
- 10.000 leads inscritos / interessados no imóvel X no período de 90 dias;
- Aumento de 35% das vendas para clientes que já compraram da imobiliária no mês;
Na prática
A Imobiliária XYZ trabalha com imóveis de temporada e, recentemente, também começou a trabalhar com imóveis de venda. Ela quer que seus clientes regulares saibam que agora também podem comprar imóveis.
A estratégia definida pela Imobiliária XYZ pode ser:
"Garantir que 100% dos clientes atuais saibam que temos também imóveis à venda. Para isso vamos criar uma campanha de e-mail marketing para compartilhar a novidade. A campanha será executada por 1 mês. Após 2 meses do início da campanha, queremos ter pelo menos 1 comissão de venda de imóvel para um dos meus clientes atuais."
2. Conheça o perfil dos clientes
Se você não conhece quem são seus clientes em potencial, será difícil levar a sua mensagem até eles.
Nessa etapa você vai definir quem é o público-alvo, ou seja, quem são os clientes que compram da sua imobiliária.
O público-alvo é um grupo de clientes que têm características em comum. E a sua imobiliária identifica-os e para quem direciona as estratégias e campanhas.
O público-alvo pode ser segmentado em perfis semelhantes de compradores. Os perfis podem ser de acordo com características demográficas. E também comportamentais como idade, gênero, estilo de vida, personalidade, entre outras.
São essas características que podem influenciar as decisões de compra.
A maneira mais fácil para definir o seu público-alvo é criar personas com base na sua lista de clientes atuais. As personas são grupos-chave de clientes com descrições fictícias e características em comum.
Na prática
Para te ajudar nessa etapa, listei algumas dicas:
- Com a lista de clientes em mãos, agrupe-os em 3 ou 4 grupos. Classifique-os pelas características em comum. Pode ser por idade, gênero, localização…
- Em seguida, descreva as características de cada grupo. Aqui vale criar um personagem para cada grupo.
- Para cada personagem, dê um nome, uma foto, personalidade e hobbies favoritos.
Crie no máximo 3 ou 4 personas e destaque qual delas tem mais afinidade com a marca e mais chances de virarem clientes.
As personas definidas nessa etapa, serão utilizadas em campanhas publicitárias. O público de um anúncio pago é criado com base nessas personas.
3. Conheça a marca
A maneira como você se comunica com os clientes determina por que eles escolhem a sua imobiliária.
A comunicação é tudo que o cliente vê ou ouve sobre você. Ela vai desde as imagens utilizadas no site e em redes sociais, o tom de voz de e-mails e a maneira como o cliente é atendido.
Manter o alinhamento na comunicação trará resultados positivos ao seu negócio.
Mas, para que você alinhe a comunicação é necessário conhecer a marca ou seu negócio.
Conhecer a marca determina como será a comunicação com o seu cliente. Para isso, precisamos entender sobre o nosso negócio.
Na prática
Nessa etapa vamos entender o que a marca representa. Para isso, vamos responder algumas perguntas:
- Valor percebido: Qual o problema / desafios que a sua imobiliária resolve?
- Proposições de valor / promessa: Quais são os benefícios que o cliente terá ao comprar da sua imobiliária? Liste de três a cinco benefícios que seu cliente obtêm quando escolhem a sua imobiliária.
- Destaque-se da concorrência: O que você sempre fará por seus clientes que os concorrentes não fazem?
Agora, crie uma frase unindo as respostas das perguntas acima. Se for necessário, refine a frase, o objetivo é chegar a uma mensagem única. Essa mensagem é a sua proposta de valor, é o que a sua marca representa.
4. Analise a concorrência
Agora que conhecemos a nossa proposta de valor, vamos analisar nossos concorrentes.
Os concorrentes podem ser diretos ou indiretos. Podem ser outras imobiliárias ou negócios que não estão relacionados ao ramo imobiliário.
Existem 3 tipos de concorrentes que você deve prestar atenção:
- Diretos: imobiliárias ou empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você.
- Indiretos: empresas que oferecem produtos ou serviços diferentes. Apesar disso, competem pelo mesmo espaço ou orçamento que você.
- Comparadores: outras marcas que seus clientes usam ou compram com frequência.
Ter conhecimento de quem são seus concorrentes pode ajudá-lo no planejamento.
Na prática
Para conhecer os concorrentes siga as dicas abaixo:
- Converse com seus clientes: Quem melhor que o seu cliente para dar dicas e contar as experiências que teve com outras imobiliárias ou negócios?
- Buscas no Google: busque por termos relacionados ao seu negócio. Em seguida observe onde cada empresa aparece nos resultados.
- Experimente seus concorrentes: você não precisa comprar um produto ou serviço. Navegue no site, inscreva-se na lista de e-mails ou leia os comentários deixados nas redes sociais ou site.
- Anúncios: Observe onde e quando você vê anúncios de seus concorrentes. Se possível, faça uma captura da tela para analisar mais tarde.
- Acompanhe: Siga as redes sociais de outras marcas que se destacam e que são bem vistas pelos compradores.
- Acesse o site: Navegue no site dos concorrentes, veja se é fácil de usar e se possui algum recurso que ajuda o cliente.
5. Acompanhe os resultados
Todo o planejamento de marketing é validado através dos resultados alcançados. Por isso, para que você saiba se está no caminho certo, é necessário que você acompanhe os resultados.
Existem diversas métricas que podem ser acompanhadas. Você deve conhecê-los e definir quais são os mais importantes para a sua imobiliária.
Algumas métricas podem ser:
- Visitantes do site
- Origem do tráfego
- Taxa de conversões
- Engajamento nas redes sociais
- entre outras
Antes de colocar seu plano de marketing em ação, familiarize-se com as métricas associadas às suas metas.
De maneira geral tenha os seus objetivos definidos e coloque o seu plano em prática. Acompanhe as métricas ao longo do tempo e faça os ajustes sempre que necessário.
Com o tempo você entenderá qual caminho deverá seguir e quando é hora de mudar o plano.
Agora que você criou seu planejamento de marketing, que tal começar criando o site imobiliário com o Cim Imob?